sábado, 28 de outubro de 2017

Luca Pacioli - O Pai da Contabilidade

Frei Luca Bartolomeo de Pacioli (às vezes Paccioli ou Paciolo ; . C 1447-1517) foi um italiano matemático , franciscano frei , colaborador de Leonardo da Vinci , e um contribuinte seminal para o campo agora conhecido como contabilidade . Ele é referido como "O Pai da Contabilidade" na Europa e ele foi a primeira pessoa a publicar um trabalho sobre o sistema de entrada dupla/partidas dobradas de contabilidade neste continente. Ele também foi chamado Luca di Borgo após seu local de nascimento, Borgo Sansepolcro, Toscana.

Luca Pacioli nasceu entre 1446 e 1448 em Sansepolcro (Toscana), onde recebeu uma educação abbaco. Esta era a educação na língua vernácula ( ou seja , a língua local) em vez do latim e focada no conhecimento exigido dos comerciantes. Seu pai era Bartolomeo Pacioli; no entanto, Luca Pacioli teria vivido com a família Befolci como criança na cidade natal Sansepolcro. Ele se mudou para Veneza por volta de 1464, onde continuou sua própria educação enquanto trabalhava como tutor para os três filhos de um comerciante. Foi durante este período que ele escreveu seu primeiro livro, um tratado de aritmética para os meninos que ele era tutor. Entre 1472 e 1475, ele se tornou um frei franciscano.

Em 1475, ele começou a ensinar em Perugia, primeiro como professor privado, a partir de 1477, segurando a primeira cadeira em matemática. Ele escreveu um livro de texto abrangente no idioma vernáculo para seus alunos. Ele continuou a trabalhar como tutor privado de matemática e, de fato, foi instruído a parar de ensinar a este nível em Sansepolcro em 1491. Em 1494, seu primeiro livro, Summa de arithmetica, geometria. Proportioni et proportiontionalita , foi publicado em Veneza. Em 1497, ele aceitou um convite do duque Ludovico Sforza para trabalhar em Milão. Lá se encontrou, ensinou matemática, colaborou e morou com Leonardo da Vinci. Em 1499, Pacioli e Leonardo foram forçados a fugir de Milão quando Louis XII da França apreendeu a cidade e expulsou seu patrono. Seus caminhos parecem ter finalmente se separado em torno de 1506. Pacioli morreu aos 70 anos em 1517, muito provavelmente em Sansepolcro, onde ele passou seus últimos anos.

Pacioli publicou vários trabalhos sobre matemática , incluindo:

  • Tractatus mathematicus ad discipulos perusinos (Biblioteca do Vaticano, Lat. 3129), um livro de quase 600 páginas dedicado a seus alunos na Universidade de Perugia, onde Pacioli ensinou de 1477 a 1480. O manuscrito foi escrito entre dezembro de 1477 e 29 de abril de 1478 . Ele contém 16 seções sobre aritmética comercial, como troca, troca, lucro, mistura de metais e álgebra. Falta uma parte de 25 páginas do capítulo sobre álgebra. Uma transcrição moderna foi publicada por Calzoni e Cavazzoni (1996), juntamente com uma tradução parcial do capítulo sobre problemas de particionamento (Heeffer, 2010).
  • Summa de arithmetica, geometria. Proportioni et proporciontionalita ( Veneza 1494), um livro didático para uso nas escolas do norte da Itália. Era uma síntese do conhecimento matemático de seu tempo e continha o primeiro trabalho impresso em álgebra escrito em língua vernácula ( ou seja , a linguagem falada do dia). Também é notável por incluir a primeira descrição publicada do método de contabilidade que os comerciantes venezianos usaram durante o Renascimento italiano, conhecido como o sistema de contabilidade de dupla entrada. O sistema que ele publicou incluiu a maior parte do ciclo contábil como a conhecemos hoje. Ele descreveu o uso de jornais e livros contábeis, e advertiu que uma pessoa não deveria ir dormir à noite até que os débitos fossem equivalentes aos créditos. Seu livro contava com ativos (incluindo contas a receber e estoques), passivos, capital, renda e despesas - as categorias de contas que são reportadas no balanço patrimonial e demonstração de resultados de uma organização , respectivamente. Ele demonstrou as entradas de encerramento do final do ano e propôs que um balanço de teste fosse usado para provar um livro de contas equilibrado. Ele é amplamente considerado o "Pai da Contabilidade". Além disso, seu tratado aborda uma ampla gama de tópicos relacionados, desde a ética da contabilidade atécontabilidade de custos . Ele introduziu a Regra de 72 , usando uma aproximação de 100 * ln 2 mais de 100 anos antes de Napier e Briggs.
  • De viribus quantitatis (Sra. Università degli Studi de Bolonha, 1496-1508), um tratado sobre matemática e magia. Escrito entre 1496 e 1508, contém a primeira referência a truques de cartas, bem como orientações sobre como fazer malabarismos, comer fogo e fazer danças de moedas. É o primeiro trabalho a notar que Leonardo era canhoto. De viribus quantitatis é dividido em três seções: problemas matemáticos, quebra-cabeças e truques, juntamente com uma coleção de provérbios e versos. O livro foi descrito como a "base da magia moderna e dos enigmas numéricos", mas nunca foi publicado e se sentou nos arquivos da Universidade de Bolonha, onde foi visto apenas por um pequeno número de estudiosos durante a Idade Média. O livro foi redescoberto após David Singmaster, um matemático, encontrou uma referência a ele em um manuscrito do século XIX. Uma tradução em inglês foi publicada pela primeira vez em 2007.
  • Geometria (1509), uma tradução latina de Euclides 's Elements .
  • De divina proportione (escrito em Milão em 1496-98, publicado em Veneza em 1509). Existem duas versões do manuscrito original, uma na Biblioteca Ambrosiana em Milão, a outra na Bibliothèque Publique et Universitaire de Genebra. O assunto foi a proporção matemática e artística, especialmente a matemática da razão de ouro e sua aplicação na arquitetura . Leonardo da Vinci desenhou as ilustrações dos sólidos regulares em De divina proportione enquanto vivia e tomou aulas de matemática de Pacioli. Os desenhos de Leonardo são provavelmente as primeiras ilustrações de esqueletosólidos, o que permitiu uma fácil distinção entre frente e verso. O trabalho também discute o uso da perspectiva por pintores como Piero della Francesca , Melozzo da Forlì e Marco Palmezzano . Como uma nota lateral, o logotipo "M" usado pelo Metropolitan Museum of Art em Nova York é retirado de De divina proportione .


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